Saúde

´Busão da Vacinação` reforça estratégia de imunização em Minas Gerais

´Busão da Vacinação` reforça estratégia de imunização em Minas Gerais

O Governo do Estado apresentou nessa quarta-feira (16) mais uma estratégia para garantir imunização a todos os mineiros. É o 'Busão da Vacinação', veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças, entre elas a Covid-19 e a gripe, aos mineiros mais vulneráveis. Além da vacinação, o veículo disponibilizará testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será responsável pela execução da logística das viagens do veículo, que foi doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB). "Sob orientação da nossa Secretaria de Estado de Saúde, o ´Busão da Vacinação` estará percorrendo diversos municípios do estado, ajudando no processo de vacinação, que é importantíssimo nesse momento", destacou o governador Romeu Zema.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade. “Especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado”, ressalta, referindo-se à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

“Nosso objetivo é auxiliar as prefeituras nas ações de imunização de várias doenças a acessar a população que se encontra impossibilitada de se deslocar, ou aquelas em situação de vulnerabilidade social, alcançando um maior número de pessoas imunizadas”, destaca  o conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira, Ricardo Oliveira. Neste primeiro momento, 16 voluntários da CVB-MG receberão treinamento para aprender a manusear os equipamentos do ônibus.
 


“A nossa hashtag Unindo Forças diz muito sobre esta ação. A Mercedes Benz doou os ônibus, a Câmara Brasil Alemanha disponibilizou o financiamento, a Cruz Vermelha faz a operacionalização e as Secretarias Municipais de Saúde disponibilizam as vacinas e os profissionais para aplicar as doses, para que possamos atender a população”, observa o coordenador Nacional de Programas Humanitários da Cruz Vermelha Brasileira, Henrique Paião, sobre a estratégia desenvolvida.

O ´Busão da Vacinação` conta com estrutura completa para vacinar a população. São três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e duas tendas para cadastros. O veículo permanecerá em Minas Gerais por cerca de 45 dias. A equipe escolhida para realizar o trabalho também será orientada quanto à prevenção e protocolos de segurança adotados pelo Ministério da Saúde, como o correto distanciamento entre as pessoas. 

Fonte: Agência Minas

Fotos: Fábio Marchetto / SES-MG

#busãodavacinação #covid19 #gripe #imunizaçãodosmineiros #cidadesdointerior #governodoestado #unidademóveldesaúde 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!