Saúde

Campanhas de vacinação contra o Sarampo, a Poliomielite e da Multivacinação são prorrogadas até o dia 4 de dezembro

Campanhas de vacinação contra o Sarampo, a Poliomielite e da Multivacinação são prorrogadas até o dia 4 de dezembro

Sem conseguir atingir a marca de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu prorrogar as Campanhas de vacinação contra o Sarampo, a Poliomielite e da Multivacinação até o dia 4 de dezembro. O público alvo são pessoas de 20 a 49 anos e crianças e adolescentes de até 15 anos e menores de 5 anos de idade.

Até o momento, a Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo atingiu 36,5%. A baixa cobertura pode ser explicada pelo receio da população em se dirigir aos postos de saúde devido à pandemia de Covid-19. A SES-MG esclarece que as unidades de saúde estão preparadas para oferecer as vacinas com segurança para que ninguém se contamine pelo novo coronavírus.

De acordo com a SES-MG, os profissionais foram devidamente treinados e estão equipados para se protegerem e protegerem o público por meio de equipamentos de proteção individual e conforme os protocolos sanitários. “É essencial que todas as pessoas que estejam incluídas como público-alvo procurem uma unidade de saúde e sejam imunizadas. A vacinação deve ser um compromisso de todos", destacou Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.

A coordenadora destacou também a necessidade de atualização da caderneta de imunização para menores de 15 anos. "Essa atitude garante o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, rubéola e caxumba", declarou Josianne Dias Gusmão. A imunização em massa é a única garantia para a eliminação do risco de reintrodução de doenças já controladas.

Daí a importância da homogeneidade nas coberturas vacinais também em crianças de um ano a menores de cinco, público-alvo da Campanha Nacional contra a Poliomielite, que apresenta 77,76% de cobertura (meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunização é de 95%). “Pais e responsáveis devem levar as crianças para tomarem a dose do Zé Gotinha, que tem imunizado toda a população brasileira, há décadas, contra a paralisia infantil, doença causada pelo poliovírus, contagiosa e que pode causar sequelas graves por toda a vida", disse Josianne Dias Gusmão.

Fonte: site da Secretaria de Estado de Saúde

Foto: Reprodução da Internet

#sesmg #campanha #multivacinação #ministériodasaúde #sarampo #poliomielite #crianças #adolescentes #idade #cobertura #público alvo #caderneta

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!