Com o avanço da vacinação, 500 municípios mineiros não registraram óbitos pela Covid-19 no último mês
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nessa quinta-feira (7) que 500 cidades mineiras não registraram óbitos por Covid-19 de 6 de setembro a 6 de outubro. O número corresponde a 58% dos municípios do estado.
O percentual de imunização com a primeira dose já chega a 83% da população acima de 12 anos e, com o esquema vacinal completo, passa de 50% desse público. “Temos um grande crescimento na segunda dose aplicada. Em breve, devemos ter 70% de todo o público-alvo com todo o esquema completo", afirmou o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.
Segundo dados apresentados pelo secretário, a média de pacientes internados no estado vem caindo, chegando a 617 no último dia 5 de outubro. Há duas semanas, eram 716 pessoas hospitalizadas devido à doença. Em quatro semanas, a queda é de 25%.
Fábio Bacherretti ressaltou ainda que, apesar dos avanços, os cuidados sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos, devem ser mantidos pela população. O secretário informou a manutenção de todas as macrorregiões na Onda Verde do Minas Consciente.
"Indicadores de mensuração da pandemia seguem em queda. Destaque para a redução de 25% na taxa de incidência da doença nos últimos sete dias", declarou Fábio Bacherretti. A macrorregião Noroeste passará por um acompanhamento mais criterioso devido a algumas oscilações de dados.
Seis macrorregiões se mantêm na Onda Verde há dez semanas, desde o final de julho. São elas: Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Oeste, Sudeste e Vale do Aço. Nesse período, somente o Nordeste e o Triângulo do Sul tiveram de regredir para Onda Vermelha em algum momento.
Fonte: Agência Minas
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
#vacinação #avanço #covid19 #muicípios #nãoregistraramóbitos #macrorregião #ondaverde #ondavermelha