Saúde

Comitê de combate à Covid-19 de Pará de Minas se reúne com representantes de bares, bancos e supermercados e ganha apoio na campanha de conscientização

Comitê de combate à Covid-19 de Pará de Minas se reúne com representantes de bares, bancos e supermercados e ganha apoio na campanha de conscientização

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 em Pará de Minas se reuniu nessa quarta-feira (16) com representantes de bancos, bares, supermercados e do shopping Fabrika Mall para tratar do relaxamento das medidas de prevenção à doença. O primeiro encontro foi com representantes dos bancos, que prometeram intensificar o trabalho e criar mecanismos para evitar aglomerações.

Uma das alternativas sugeridas por eles foi a de orientar os clientes a utilizarem mais os aplicativos para não precisarem ir até as agências. "Internamente, os bancos cumprem todas determinações de distanciamento social e higienização. Na parte externa é que o problema foge ao controle", afirmou o procurador-geral do município Hernando Fernandes da Silva.

O comitê também se reuniu com representantes dos bares, que com a proibição de show ao vivo, com som mecânico ou com DJ demonstraram preocupação com a queda do movimento em seus estabelecimentos. "Eles entenderam a nossa iniciativa e também se comprometeram a nos ajudar a conscientizar os frequentadores sobre a importância do uso de máscaras e álcool em gel e do distanciamento social", afirmou o procurador-geral.

Por fim, o comitê conversou com representantes dos supermercados e do shopping. Na reunião, os proprietários e gerentes destes estabelecimentos prometeram que vão intensificar as medidas de prevenção, principalmente com relação a higienização de carrinhos, o número de pessoas dentro dos estabelecimentos, o distanciamento social e o uso de máscaras e álcool em gel.

"Esta reunião foi bastante produtiva. A preocupação com o aumento do número de casos da Covid-19 é muito grande, mas com a ajuda destes setores e da população, que precisa se conscientizar cada vez mais da necessidade da prevenção, acredito que vamos mudar esta situação", disse Hernando Fernandes da Silva, que ainda fez um alerta para o risco das ações particulares com a chegada das festas de fim de ano.

"Não tem como a gente ter controle sobre a reunião de pessoas em sítios, chácaras e outros locais para as festas de Natal e de virada de ano. No momento em que podemos estar vivendo uma segunda onda da Covid-19, estas aglomerações podem implicar em danos irreparáveis para a saúde com a proliferação da doença. Então, reforçamos a importância da colaboração das pessoas", ressaltou Hernando Fernandes da Silva. 

Texto: Antônio Anderson

Foto: Reprodução da Internet

#reunião #comitêcovid19 #parádeminas #representantes #bancos #bares #supermercados #shopping #aplicativos #conscientizaçãodapopulação 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!