Saúde

Dia Mundial de Combate ao Suicídio é comemorado nesta sexta-feira

Dia Mundial de Combate ao Suicídio é comemorado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. A data foi  instituída em 2003 pela Organização Mundial da Saúde(OMS) e desde 2015 é realizada no Brasil a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo prevenir e reduzir o número de suicídios no país.

De acordo com matéria publicada no site do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o suicídio no Brasil é um assunto sério e que deve ser debatido para evitar que as estatísticas continuem crescendo e custando a vida de tantas pessoas.

Segundo o site setembroamarelo.com são registrados no país anualmente cerca de 12 mil suicídios, enquanto que, no mundo, esse índice chega a mais de 1 milhão. Quase 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A campanha Setembro Amarelo reforçou a discussão sobre o assunto e destacou que não existe um remédio ou uma vacina para livrar a pessoa da ideia de tirar a própria vida. A medida preventiva mais eficaz segundo especialistas é a educação através da informação.

Identificar as causas e as formas de ajudar um paciente colaboram na redução dos índices de suicídios. É preciso ficar atento a comportamentos como isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, alterações no sono e apetite e descuido com a aparência.

A matéria publicada pelo site do HNSC destaca ainda que se você está sofrendo de algum transtorno mental e já pensou em tirar sua própria vida é a hora de procurar ajuda profissional. E uma dica é o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV é uma organização não governamental que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de ligações telefonias, chat e pessoalmente. Para conversar com um voluntário basta ligar para o telefone 188, que é gratuito e funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Texto: Antônio Anderson (com informações do site do Hospital Nossa Senhora da Conceição)

#suicídio #setembroamarelo #oms #campanha #diamundial #transtornosmentais #abusodesubstâncias #hnsc #mudançasdehábitos #centrodevalorizaçãodavida #ligaçõestelefônicas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!