Saúde

Governo de Minas Gerais adota mais restrições na Onda Vermelha para cinco macrorregiões do estado

Governo de Minas Gerais adota mais restrições na Onda Vermelha para cinco macrorregiões do estado

Seguindo recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19, o Governo de Minas Gerais decidiu que a partir deste domingo (6) as macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul deverão tomar medidas ainda mais restritivas de combate à doença.

Esta macrorregiões, que já se encontram na Onda Vermelha, foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia. A classificação atinge Pará de Minas, que faz parte da Macrorregião Oeste. A partir do próximo domingo fica proibida a realização de eventos, de atrativos culturais e naturais e a utilização de academias, clubes e salões de beleza. A alimentação em bares e restaurantes poderá acontecer até às 19h, após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

“Esta gradação dentro da Onda Vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Com a deliberação, o estado terá, a partir deste domingo, 11 macrorregiões na Onda Vermelha e três na Amarela.


Segundo dados desta quinta-feira, extraídos às 7h50, 250 pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 aguardam por internação em leitos de UTI, em Minas Gerais. O secretário de Saúde destacou que as medidas ainda mais restritivas na Onda Vermelha somam-se à abertura de leitos, transferência de pacientes e às forças-tarefas que têm percorrido Minas Gerais com monitoramento e orientações técnicas aos gestores locais para enfrentamento à pandemia.

“Buscamos aumentar o entendimento da população sobre a necessidade de segurarmos a transmissão do vírus. As medidas restritivas locais são fundamentais neste sentido e é importante sensibilizarmos a população”, afirmou Fábio Baccheretti. Apesar do momento ser considerado crítico, o secretário acredita que a vacinação traz esperança. Os dados mostram que tanto os óbitos como os números de casos de internação por Covid-19 estão caindo entre a população idosa vacinada, dos 70 aos 90 anos ou mais.

Fazem parte da macrorregião Oeste:
Aguanil
Araújos
Arcos
Bambuí
Bom Despacho
Camacho
Campo Belo
Cana Verde
Candeias
Carmo da Mata
Carmo do Cajuru
Carmópolis de Minas
Cláudio
Conceição do Pará
Córrego Danta
Córrego Fundo
Cristais
Divinópolis
Dores do Indaiá
Estrela do Indaiá
Formiga
Igaratinga
Iguatama
Itaguara
Itapecerica
Itatiaiuçu
Itaúna
Japaraíba
Lagoa da Prata
Leandro Ferreira
Luz
Martinho Campos
Medeiros
Moema
Nova Serrana
Oliveira
Onça de Pitangui
Pains
Pará de Minas
Passa Tempo
Pedra do Indaiá
Perdigão
Pimenta
Piracema
Pitangui
Santana do Jacaré
Santo Antônio do Amparo
Santo Antônio do Monte
São Francisco de Paula
São Gonçalo do Pará
São José da Varginha
São Sebastião do Oeste
Serra da Saudade

Tapiraí  


Fonte e arte: Agência Minas

Foto: Reprodução da Internet

#governo #minasgerais #restrições #macrorregiões #oeste #parádeminas #pandemia #covid19 #pacientes  #covid19 #ondavermelha #ondaamarela 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!