Saúde

Governo de Minas liberou a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos do estado

Governo de Minas liberou a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos do estado

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (10) na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a recomendação do governo de Minas Gerais de liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos do estado a partir deste sábado (12).

A desobrigação do acessório em ambientes abertos foi possível graça a melhoria nos indicadores da Covid-19 no estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) houve uma queda no número de casos da doença motivada pelo aumento no número de pessoas vacinadas.

“Depois de tanto tempo de trabalho e luta de todos, hoje é um dia muito especial para Minas Gerais. Com a projeção da redução dos casos confirmados e dos óbitos, nós podemos adotar a medida de desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos”, afirmou Fábio Baccheretti.

De acordo com o secretário, a decisão do uso ou não da máscara fica a critério de cada município. Em Pará de Minas, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde já havia publicado na sexta-feira (4) o Decreto 11.916/2022 determinando o fim da obrigatoriedade deste acessório.

O painel de monitoramento da SES-MG indica que 86,43% da população já tomou a primeira dose, enquanto 81,30% dos habitantes já receberam as duas aplicações do imunizante. Em relação à dose de reforço, o estado tem uma cobertura vacinal de 44%.

Nos leitos de UTI exclusivos para Covid-19, a ocupação está em 8,75%. Nas enfermarias equipadas para tratar a doença, apenas 5% das vagas estão com pacientes. Nos últimos sete dias, de acordo com os dados da pasta, a mortalidade pela doença a cada 100 mil pessoas está em 2,03.

Texto: Antônio Anderson (com informações da Secretaria de Estado de Saúde)

Foto: Reprodução / Youtube

#fim #obrigatoriedade #usodemáscara #minasgerais #município #secretáriodeestadodesaúde #fábiobacchiretti #parádeminas #decreto 


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!