Saúde

Irmãos gêmeos são as primeiras crianças de Pará de Minas a serem vacinadas contra a Covid-19

Irmãos gêmeos são as primeiras crianças de Pará de Minas a serem vacinadas contra a Covid-19

Portadores de deficiência múltipla e displasia broncopulmonar, os irmãos gêmeos Gabriel e Felipe, 8, foram as primeiras crianças de Pará de Minas com idade entre 5 e 11 anos a receberem a primeira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

A vacinação aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e foi aplicada pela enfermeira Érica Regina, responsável pelo setor de imunização.  “Estava há quase dois anos esperando esta vacina. Fiquei sem frequentar a escola,  sem brincar, sem ver meus amigos”, afirmou Felipe.

“A vacina salva vidas. Viva o SUS e viva a Ciência”, ressaltou Felipe, que estava acompanhado dos pais. “Os meninos têm uma doença pulmonar crônica e aguardávamos muito por este momento. A quarentena deles foi bem rígida e estamos muito emocionados e gratos por eles serem vacinados”, afirmou Bárbara Almeida Mendonça, mãe das crianças.

O pai dos meninos, Vinícius da Silva, aproveitou para mandar um recado. “Não tenham medo de vacinar seus filhos. Essa atitude salva vidas e é realmente muito importante”, destacou. Neste primeiro momento, serão vacinadas crianças com comorbidades.

A vacinação também foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty. “Há um ano estávamos no Cristo Redentor para dar início à vacinação contra a Covid-19 em Pará de Minas. Agora iniciamos a imunização das crianças aqui no AME”, ressaltou o secretário.

“Neste primeiro ano foram quase 158 mil pessoas vacinadas, o que representa 92,15% do público alvo acima de 12 anos. A Covid-19 não tem data para ir embora e precisamos conviver com ela, respeitar a ciência e vacinar”, ressaltou Wagner Magesty.

Nesta primeira semana serão imunizadas crianças com deficiência permanente. A vacinação acontece de 8h às 15h, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), que fica localizado na rua Ubirajara Campos de Almeida, 927, no bairro São Luiz. A partir desta sexta-feira (21) este grupo vai passar a contar com três novos postos de imunização.

Também estarão atendendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santos Dumont, de 8h às 11h, Recanto da Lagoa, de 13h às 15h, e Dom Bosco, de 16h às 18h. Na sexta-feira começa ainda a vacinação de crianças acamadas ou domiciliadas.

A listagem do atendimento deste caso foi repassada pela equipe de saúde da prefeitura para as famílias e o atendimento acontece de 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde inicia também nesta sexta-feira a vacinação de crianças acompanhadas pelo Programa Respirar Feliz, Pneumopatias Graves.

Os postos de vacinação serão as UBS Santos Dumont, de 8h às 11h, Recanto da Lagoa, de 13h às 15h, e Dom Bosco, de 16h às 18h. Será necessário apresentar um documento que comprove a patologia da criança e a participação no Programa Respirar Feliz.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#crianças #5a11anos #primeiradose #parádeminas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!