Jair Bolsonaro destacou que a Covid-19 poderá ter seu status alterado no Brasil de pandemia para endemia
Através de uma publicação pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda alterar o status da pandemia de Covid-19 no país para endemia.
“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a atual situação da Covid-19 no Brasil”, escreveu o presidente.
A possibilidade de rebaixar o status da Covid-19 no Brasil já tinha sido levantada pelo ministro Marcelo Queiroga em fevereiro, quando ele indicou que reavaliaria o cenário da doença após o Carnaval.
“Isso depende do cenário epidemiológico. Nós já assistimos a alguns países fazendo isso. É uma tendência no mundo e o Brasil já estuda esse tipo de iniciativa”, disse Marcelo Queiroga. São definidas como endemia doenças recorrentes, que circulam de forma permanente em determinadas regiões e com períodos de surto, mas com as quais os sistemas de saúde já estão preparados para lidar.
Se houver o rebaixamento, medidas de restrição como limitações para o funcionamento de estabelecimentos, uso de máscaras, exigência de passaporte vacinal e proibição de grandes aglomerações deixarão de ser obrigatórias.
Texto: Antônio Anderson (com Agências)
Foto: Reprodução da Internet
#pandemia #endemia #covid19 #presidente #jairbolsonaro #ministrodasaúde #marceloqueiroga #twitter #cenárioepidemiológico #doença #carnaval #rebaixamento