Saúde

Macrorregião Oeste regride para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente

Macrorregião Oeste regride para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente

A macrorregião Oeste, onde estão inseridas as cidades de Pará de Minas, Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho e Nova Serrana regride para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. A situação das regiões foi atualizada nessa quarta-feira (10), após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, e as novas determinações passam a valer a partir deste sábado (13).

De acordo com o estado, apenas a macrorregião Jequitinhonha está na Onda Amarela. Outras nove localidades regrediram ou permaneceram na Onda Vermelha: Sul, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço, Centro, Oeste, Centro-sul, Sudeste e Nordeste. O Governo justificou que as decisões do Comitê foram tomadas com base no aumento de 5% no número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos sete dias. 

Segundo o Comitê Extraordinário Covid-19, quatro macrorregiões estão na Onda Roxa, a mais restritiva do programa: Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Nenhum município do Centro-Oeste de Minas está na Onda Roxa, que foi criada para restabelecer a capacidade assistencial nas cidades onde a taxa de ocupação está mais alta, preservando a rede hospitalar de todo o estado.

A microrregião de Pará de Minas, que é composta pelas cidades de Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui e São José da Varginha, está na Onda Amarela. De acordo com a atualização do Comitê Extraordinário, nenhuma microrregião está na Onda Verde do Plano Minas Consciente.

"Estamos aguardando a definição sobre em qual onda vai ser classificada a microrregião oeste para nos posicionarmos oficialmente. O fato da macrorregião regredir para a Onda Vermelha realmente preocupa e existe a possibilidade de divulgarmos um novo decreto com mais restrições", afirmou,em contato com a reportagem do Achei Pará de Minas, o procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes.

Texto: Antônio Anderson (com informações do site G1)

Foto: Reprodução da Internet

#macrorregião #oeste #microrregião #ondavermelha #miansconsciente #parádeminas #centrooeste 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!