Mês de março é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero
Marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, o mês de março também é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero. Este tipo de câncer é uma das três maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no ano passado 270 mulheres morreram no Brasil devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 vítimas por mês. A doença pode ser prevenida por exame de Papanicolau e por uma vacina contra o HPV, sigla em inglês para o Papilomavírus Humano.
Ainda de acordo com o Inca, o Brasil deverá registrar 16.710 novos casos de câncer de colo de útero no triênio 2020/2022. Os diversos tipos de HPV são responsáveis pela maioria de casos da doença e a grande meta das autoridades de saúde é de prevenir as ocorrências.
Durante o Março Lilás serão intensificadas as campanhas de orientação sobre o câncer de colo de útero e os médicos destacam que o diagnóstico precoce permite o tratamento e a cura da doença.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução
#diainternacionaldamulher #marçolilás #campanha #prevenção #combate #câncerdecolodeútero #morte #mulheres #mundo #inca #brasil #vítimas #vacina #papanicolau #vacinacontraohpv