Saúde

Minas Gerais ultrapassa 19 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

Minas Gerais ultrapassa 19 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

Com a manutenção da macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, na Onda Verde, Minas Gerais bateu a marca de 19.021.606 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 já aplicadas na população. Com o avanço da vacinação e melhora dos indicadores, as macrorregiões do estado se mantêm estáveis no Plano Minas Consciente e a taxa de incidência da doença caiu 10% nos últimos dias no estado.

Além da macrorregião Oeste, seguem na Onda Verde as macrorregiões Triângulo do Norte, Nordeste, Leste, Centro, Centro-Sul, Sul, Sudeste, Vale do Aço, Jequitinhonha, Norte e Noroeste. Apenas o Triângulo do Sul permanece na onda amarela. As deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 foram aprovadas nessa quinta-feira (2) e passam a valer a partir deste sábado (4).
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a ampliação da imunização é o que alavancou o bom desempenho de Minas no combate à pandemia.

O secretário espera que até novembro todos os adultos mineiros tenham tomado a segunda dose.  Fábio Baccheretti lembrou que boa parte das cidades de Minas Gerais já está vacinando pessoas com 18 anos e destaca que a expectativa é que em setembro sejam imunizados os adolescentes. “Temos 1,7 milhão de jovens nessa faixa, vamos priorizar a vacinação dos que têm comorbidades, e depois chegamos aos demais”, declarou o secretário.

Além disso, idosos que tomaram a vacina há mais de seis meses também devem receber a dose de reforço em setembro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) calcula 300 mil pessoas nessa faixa. Até o momento, o reforço é dado a pacientes com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas. “Atualmente, os idosos respondem por três quartos das mortes relacionadas à Covid-19. Dessa forma, estamos destinando o reforço a esse grupo”, diz Baccheretti. 

Fonte: Agência Minas

Imagem: Reprodução do site da Agência Minas

Foto: Reprodução da Internet

#macrorregiões #ondaamarela #ondaverde #oeste #parádeminas #secretáriodesaúde #fábiobaccheretti #idosos #ciddesmineiras #população #melhoradosindicadores

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!