Saúde

Ministério da Saúde acompanha o desenvolvimento de mais de 200 vacinas para o combate à Covid-19

Ministério da Saúde acompanha o desenvolvimento de mais de 200 vacinas para o combate à Covid-19

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou nessa quinta-feira (15) que a pasta está acompanhando o desenvolvimento de mais de 200 vacinas em fase de produção em todo o mundo para o combate à Covid-19. De acordo com ele, o Brasil está aderindo a qualquer iniciativa de desenvolvimento de vacinas que ofereça segurança, eficácia e que fique pronta  em um prazo mais curto possível.

Elcio Franco afirmou que nenhuma vacina em estudo está descartada e a prioridade está naquelas em fase mais adiantada de testes. Entre os critérios da pasta para a aquisição está a segurança da vacina, "estamos atentos à eficácia, a produção no mais curto prazo, a produção em escala que atenda as nossas necessidades e preço acessível que esteja sendo praticado em mercado", afirmou o secretário.

Em setembro, o governo também anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões para a entrada do país na Covax Facility. Dessa forma, espera-se que o país possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias. "Existe uma previsão de que teremos o acesso a 40 milhões de doses de vacina durante o primeiro semestre de 2021”, declarou Elcio Franco.

Pelo cronograma da pasta, a perspectiva é de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca-Fiocruz no primeiro semestre de 2021 e outras 110 milhões de doses adicionais no segundo semestre do mesmo ano. “Uma encomenda tecnológica foi feita, não é uma aquisição. Ela vai proporcionar um escalonamento de cerca de 100 milhões de doses de vacina e de uma transferência de tecnologia a ser absorvida pela Fiocruz. Essa transferência de tecnologia possibilitará a produção do insumo ou do ingrediente farmacêutico para a produção de vacinas. Isso vai ocorrer no mês de abril”, detalhou o secretário.

Fonte: Agência Brasil

#vacinas #covid19 #governo #investimento #laboratórios #previsão #produção #combate

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!