Saúde

No ritmo atual, Minas Gerais levaria cinco anos e dois meses para vacinar toda a população contra à Covid-19

No ritmo atual, Minas Gerais levaria cinco anos e dois meses para vacinar toda a população contra à Covid-19

Matéria publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal O Tempo destacou que se mantiver o ritmo atual de vacinação contra à Covid-19, Minas Gerais pode levar em torno de cinco anos e dois meses para imunizar toda a população contra a doença. De acordo com o Canal Vacina Minas, do governo do Estado, até essa segunda-feira (1º), 15 dias após o início das aplicações, 167.827 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina, uma média de 11.188 por dia.

Com essa velocidade, todos os 21,2 milhões de mineiros — incluindo os menores de 18 anos, que, por enquanto, estão fora do plano de imunização — só estariam protegidos em 2026. No texto, o jornal O Tempo destacou a opinião do imunologista Anthony Fauci, líder da força-tarefa americana de resposta à pandemia, de que para controlar o número de casos e mortes pela Covid-19 é preciso vacinar pelo menos 90% da população.

No Brasil, segundo o banco de dados do Our World in Data, apenas 0,98% dos habitantes foram imunizados, o que corresponde a 2,08 milhões de pessoas. Para imunizar toda a população, seriam necessários um pouco mais de quatro anos. Até mesmo no maior estado do país o processo é lento. Mantido o ritmo atual, São Paulo levaria quatro anos e sete meses para vacinar os mais de 46,2 milhões de habitantes. Até a tarde de ontem, 442.224 haviam sido imunizadas.

Para especialistas, o número de vacinados está bem aquém da capacidade do sistema de saúde. Na avaliação da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas), Ana Paula Fernandes, as consecutivas falhas do Ministério da Saúde, a falta de planejamento e as falhas de comunicação entre União e municípios são alguns dos fatores que contribuem para o atraso.

"O Brasil tem condição de acelerar esse processo, em termos de disponibilidade de logística e mobilização nós somos referências no mundo, a questão é a desorganização do governo. A lição que fica é que não dá para repetir futuramente os erros de agora. Nós temos capacidade para produzir e desenvolver uma vacina no Brasil e agora poderíamos estar protegendo nossa população e exportando, como a China e a Índia. Estamos pagando caro pela falta de investimentos", afirmou Ana Paula Fernandes.

A reportagem de O Tempo destacou que a população de Minas Gerais é de 21.292.666 habitantes, sendo que deste total 167.827 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19, o que da uma média de 11.188 pessoas imunizadas por dia. De acordo com a matéria, seriam necessários 1.903 dias para vacinar toda a população considerando o ritmo atual de aplicação das doses.

Fonte: O Tempo

Foto: Reprodução da Internet

#minasgerais #vacinação covid19 #vacinação #ritmoatual #cincoanos #população #doença 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!