Saúde

Novo decreto da prefeitura de Pará de Minas regulamenta adesão do município a Onda Roxa do programa Minas Consciente

Novo decreto da prefeitura de Pará de Minas regulamenta adesão do município a Onda Roxa do programa Minas Consciente

A prefeitura de Pará de Minas publicou nesta quarta-feira (17) um novo decreto que regulamenta a adoção pelo município das medidas de enfrentamento à Covid-19 impostas pela Onda Roxa do programa Minas Consciente. O decreto 11.485 é assinado pelo prefeito Elias Diniz e o procurador-geral Hernando Fernandes e terá validade a partir desta quinta-feira (18).

A adoção da Onda Roxa foi determinada pelo governo do Estado e será válida por 15 dias. Entre as normas a serem seguidas pelos municípios estão a determinação do toque de recolher entre 20h e 5h, o funcionamento apenas de serviços essenciais, a proibição da circulação de pessoas sem máscara, a proibição de reuniões presenciais e a implantação de barreiras sanitárias.

Entende-se por serviços essenciais os setores de alimentos, exceto bares e restaurantes, que só podem funcionar via delivery; serviços de saúde; bancos, transporte público, energia e gás; manutenção de equipamentos e veículos; construção civil; lavanderias; serviços de TI, dados, imprensa e comunicação e serviços de interesse público, como água e esgoto.

Para garantir o cumprimento de todas as medidas da Onda Roxa, a prefeitura disse que espera contar com a colaboração da população. O poder executivo do município também vai trabalhar com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e quem descumprir as medidas será punido e poderá responder criminalmente.

"Pará de Minas está atendendo 100% do que foi disposto pela deliberação do governo do estado. Acredito que o governador Romeu Zema não tinha outra opção para tomar e agora precisamos fazer de tudo que estiver ao nosso alcance para baixar o número de pessoas internadas pela Covid-19", destacou o procurador-geral do município, Hernando Fernandes.

"Para quem tem autorização para sair, agora é de casa para o trabalho e do trabalho para casa. As medidas são bastante rigorosas, mas acreditamos que poderemos conseguir diminuir os casos da Covid-19 se todo mundo colaborar", afirmou o procurador-geral.

Texto: Antônio Anderson

#ondaroxa #decreto #regulamentaadoção #município #parádeminas #minasconsciente #toquederecolher

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!