Saúde

Novo decreto deverá tornar obrigatório o uso de máscaras em lugares abertos e diminuir o tempo de afastamento de funcionários pela Covid-19

Novo decreto deverá tornar obrigatório o uso de máscaras em lugares abertos e diminuir o tempo de afastamento de funcionários pela Covid-19

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde de Pará de Minas deverá publicar nesta terça-feira (18) um novo decreto determinando a volta da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes abertos do município e a diminuição de dez para cinco dias do prazo de isolamentos de funcionários públicos de saúde afastados por causa da Covid-19 e outros problemas respiratórios.

A mudança no decreto foi solicitada a pedido da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Wagner Magesty ressaltou que as unidades de saúde estão ficando superlotadas por causa da Covid-19 e outras doenças respiratórias. Segundo ele, nos últimos 17 dias foram realizados 7.172 testes para detecção de coronavírus, sendo que 488 deram positivo. A maioria dos pacientes estava com sintomas leves.

Ainda segundo o secretário, a taxa de ocupação no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) aumentou 50% na UTI e 60% nos leitos clínicos. Wagner Magesty ressaltou que por causa destas situações precisou pedir estas medidas para o comitê.

“92,14% dos habitantes de Pará de Minas já tomaram a primeira dose da vacina e 83% a segunda. Apesar do aumento do número de atendimentos por causa de problemas gripais, os sintomas são leves”, declarou Wagner Magesty. Segundo o secretário, o município registrou 121 casos de Covid-19 e outras doenças respiratórias nos 10 primeiros dias de janeiro.

Wagner Magesty destacou que muitos profissionais médicos apresentaram cansaço físico e mental  e estão afastados por isso e que esta situação afeta diretamente no atendimento à população. De acordo com o procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes, o novo decreto deverá ter validade até 30 de janeiro.

 “A situação não é só da Covid-19. Temos Influenza, Ômicron e várias variantes de doenças gripais e precisamos trabalhar com a prevenção. É preciso continuar utilizando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social”, disse Hernando Fernandes. O procurador-geral também ressaltou a importância das pessoas completarem o esquema vacinal.

“A vacinação contra Influenza e a Covid-19 será constante em nossas vidas.  Felizmente, a população tem consciência desta necessidade e está nos ajudando, mas ainda é preciso ter consciência sobre a aplicação das duas doses e da dose de reforço”, declarou Hernando Fernandez.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#reunião #comit# #covid19 #doençasrespiratórias #secretáriodesaúde #wgnermagesty #procuradorgeral #hernandofernandes #máscara #ambientesaberto #afastamento #funcionários 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!