Saúde

Novo decreto permite a retirada de mercadorias no balcão e a abertura de lojas de conveniência

Novo decreto permite a retirada de mercadorias no balcão e a abertura de lojas de conveniência

O Comitê Municipal de Combate à Covid-19 voltou a se reunir nesta quinta-feira (8) e decidiu publicar um novo decreto (11.513) que tem como principais novidades a permissão da retirada de mercadorias no balcão até às 20 horas e a autorização para o funcionamento das lojas de conveniência. O decreto entra em vigor partir desta sexta-feira (9) e terá validade até o domingo (18).

Também ficou decidido que estes estabelecimentos ficam proibidos de funcionar entre 20h e 5h. As exceções serão supermercados e padarias, que estão autorizados a abrirem até às 22 horas. O Comitê Municipal manteve ainda a liberação da presença de público nas igrejas e templos religiosos, desde que seja obedecida a capacidade máxima de 25% de ocupação.

"A decisão pela liberação de missas e cultos está embasada na decisão proferida pelo ministro Marques Nunes", afirmou o procurador-geral de Pará de Minas, Hernando Fernandes. Na noite desta quinta-feira o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 2, que estados e municípios poderão proibir eventos religiosos presenciais.

O Comitê Municipal também manteve a proibição da abertura de academias. "Todos nós somos responsáveis por esta situação que estamos vivendo. É importante que todos usemos máscara, álcool em gel e que façamos a higienização das mãos. Também precisamos evitar aglomerações. Só assim venceremos essa doença", destacou Hernando Fernandes.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Drone / Polícia Militar

#comitêmunicipal #parádeminas #medidasprevenção #covid19 #liberação #cultosreligiosos #lojasdeconveniências #ondaroxa #mercadorias #balcão #retiradanobalcão

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!