Número mensal de mortes pela Covid-19 no Brasil caiu no mês de setembro
Matéria publicada nessa quinta-feira (1º) pelo O Globo informou que com o fim do mês de setembro o número mensal de mortos pela Covid-19 caiu pela segunda vez no Brasil, desta vez numa queda percentual (-23%) de quase o dobro da queda registrada um mês antes (-12%). Os números reforçam tendência de desaceleração da epidemia no país.
A maior parte da redução foi puxada por São Paulo, Minas Gerais e Bahia, que tiveram quedas acentuadas de um mês para o outro. Apenas dois estados registraram alta na comparação entre agosto e setembro. Um deles foi Goiás, que ainda está no auge do pico da doença, e o outro foi o Amazonas, onde parece despontar uma segunda onda.
Outros estados que têm grande número acumulado de mortos, como Rio de Janeiro e Ceará, estão relativamente estáveis e não contribuíram tanto para a redução entre agosto e setembro. O Globo ouviu especialistas na área de saúde e entre as justificativas para a queda dos casos estão a adesão da população à quarentena e o uso de máscaras.
Outros fatores apontados na reportagem para a diminuição dos casos no país são a diminuição de pessoas suscetíveis a serem infectadas pelo vírus e que existe um aprendizado médico importante de como lidar com a doença. Nessa quinta-feira o consórcio de veículos de imprensa divulgou que o Brasil tem 4.849.229 casos confirmados e 144.767 mortes pela Covid-19.
Fonte: O Globo
#setembro #covid19 #quedapercentual #desaceleração #brasil #casosconfirmados #mortes