Saúde

Prefeitura realiza nesta sexta-feira o Dia D de Combate à Dengue

Prefeitura realiza nesta sexta-feira o Dia D de Combate à Dengue

A prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (27) o Dia D de combate à Dengue. Agentes de Combate à Endemias vão vistoriar imóveis com o objetivo de desenvolver ações e serviços de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chykungunia.

"Faremos uma grande mobilização nos semáforos no centro de Pará de Minas com a distribuição do lixo car, para o armazenamento adequado de lixo. Também vamos circular com a nossa caminhonete, o dengue móvel, para chamar a atenção da população sobre os cuidados que ela precisa tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti", afirmou o agente de Combate a Endemias, Rogério Marinho. As blitz vão acontecer nos semáforos da sorveteria Alvorada, Peixaria do Orivaldo, Mix Som, Ponte Grande (sentindo centro) e Posto Liber.

Com o lema "Dengue mata! Vida em primeiro lugar" a campanha pretende alertar as pessoas para questões como não deixar água parada, manter bem tampadas caixas de água, acondicionar bem pneus em locais cobertos, encher pratinhos de vasos com areia, não deixar acumular água sobre a laje e remover galhos e folhas de calhas.

Uma das responsáveis pelas visitas domiciliares, Lorraine Silvério comentou sobre a resistência de muitas pessoas em receber os agentes. "Apesar do programa de combate à dengue existir há muitos anos, ainda constatamos uma certa resistência dos moradores em deixar os agentes fazerem o seu trabalho. Eles precisam entender que estamos ali para auxiliá-los no combate ao mosquito Aedes aegypti, que pode causar muitas doenças", afirmou Lorraine.

De acordo com a agente, os moradores precisam se conscientizar sobre a responsabilidade de limpar bem o quintal, não deixar caixas de água destampadas e cuidar bem da vasilha com água dos animais de estimação. Lorraine destacou ainda que os moradores não precisam se preocupar com a possibilidade de haver algum risco de contaminação com a presença dos agentes nas residências. "Nós seguimos um protocolo sanitário muito rígido de prevenção. Os agentes recebem um kit com luvas, máscaras e produtos, como sabão e álcool em gel", declarou Lorraine.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Assessoria de imprensa da prefeitura (os agentes Rogério Marinho e Lorraine Silvério e o mosquito da dengue)

#prefeitura #parádeminas #diad #combateàdengue #agentes #lixocar #denguemóvel #população #aedesaegypti

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!