Primeiro LIRAa de 2021 em Pará de Minas deverá ser concluído neste final de semana
Com previsão de se concluído neste final de semana, o primeiro Levantamento Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 em Pará de Minas está sendo realizado em vários bairros do município e tem como objetivo identificar o índice de proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.
A partir deste levantamento, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai definir as ações para combater o mosquito. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado no dia 6 de janeiro, Pará de Minas tem 3.640 casos suspeitos de dengue. O município é superado apenas por Belo Horizonte, que registrou 5.703 ocorrências.
Com a chegada do período de chuvas, os casos de dengue costumam aumentar nesta época do ano e a Vigilância em Saúde orienta os moradores para que tomem medidas simples como manter o quintal limpo, evitar deixar acumular água em vasos de plantas e vasilhas de animais, tampar caixas d´água e cisternas e ter consciência no acondicionamento do lixo.
Em relação as outras duas doenças, segundo o boletim da SES-MG, Pará de Minas tem três casos suspeitos de chikungunya e quatro de zica. Em toda Minas Gerais foram registrados 3.123 casos prováveis, 1.689 casos confirmados e três mortes suspeitas de chikungunya. Os números da zica são 479 casos suspeitos e 144 confirmados.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução da Internet
#liraa #parádeminas #prefeitura #levantamentorápido #bairros #proliferaçãodosfocos #mosquitotransmissor #dengue #chikungunya #zica #sesmg #município #belohorizonte #aedesaegypti