Saúde

Regiões do Vale do Aço e do Sudeste vão regredir para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente

Regiões do Vale do Aço e do Sudeste vão regredir para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente

O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu nessa quarta-feira (9) que as regiões do Vale do Aço e do Sudeste vão regredir para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente de combate à doença. Seis das 14 macrorregiões de Saúde mineiras estão nesta onda, sendo que apenas a região Norte avançou, juntando-se ao Triângulo do Norte e ao Triângulo do Sul  na onda verde, a mais flexível do plano. As mudanças passam a valer no próximo sábado (12).

A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes. De acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, Pará de Minas continua na Onda Amarela do plano Minas Consciente.

Também foram mantidas na Onda Amarela as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Oeste e Sul, permitindo a abertura de serviços como bares (consumo no local), autoescolas, salões de beleza, comércio de eletrodomésticos, lojas de roupas, bijuterias, jóias, calçados e artigos de viagem, comércio de ítens de cama, mesa e banho, papelarias e lojas de livros, discos e revista, loja de móveis, loja de brinquedos e academias (com restrições). Nessa quarta-feira o governador Romeu Zema fez um alerta e pediu para que a população mantenha os cuidados de distanciamento e higienização.

“Infelizmente, várias regiões tiveram uma regressão nesta última semana. Isso demonstra claramente, como já vem ocorrendo há cerca de três semanas, que a pandemia no estado está piorando. Quero lembrar que a situação continua merecedora de toda a nossa atenção, porque já tivemos números muito melhores, há cerca de 45 dias. Temos feito todo esforço, mas a população também precisa contribuir, como já contribuiu até o momento. Todos os cuidados preparativos e planejamento com relação à vacinação já estão sendo providenciados”, afirmou.

Fonte: Agência Minas

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

#ondaamarela #ondaverde #ondavermelha #minasconsciente #parádeminas #comitêextraordinário #covid19

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!