Saúde

Secretaria de Estado de Saúde libera a abertura de comércio, atrativos culturais, atividades esportivas e eventos com até 30 pessoas

Secretaria de Estado de Saúde libera a abertura de comércio, atrativos culturais, atividades esportivas e eventos com até 30 pessoas

Com o objetivo de autorizar o funcionamento de serviços não essenciais nos municípios que estão na Onda Vermelha do programa Minas Consciente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou nesta quarta-feira (27) a liberação para a abertura de comércio, atrativos culturais, atividades esportivas e eventos com até 30 pessoas. 

"Identificamos que tem atividades que estão há muito tempo sem funcionar. Então, para ter a compatibilização entre a saúde e essas atividades trouxemos uma terceira versão do programa Minas Consciente. Nós teremos sim restrição dos critérios principalmente nos serviços essenciais, que corresponde a 70% dos vínculos de trabalho", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

De acordo com o secretário "a atividade econômica, assim como o trabalho, são comemorativos e são indicadores da saúde". Carlos Eduardo Amaral destacou que a "flexibilização" terá mais critérios de restrição nos serviços essenciais, como o aumento das regras de distanciamento social. 

"Nos serviços essenciais antes era necessário dois metros de distanciamento, agora são três, o limite será atender uma pessoa no comércio não essencial, além do estímulo de agendamento dos serviços e aferição da temperatura", destacou Carlos Eduardo Amaral. A expectativa é que com o novo protocolo 79 mil empresas possam funcionar pela primeira vez desde o início da pandemia.

"Isso é muito importante para gente, porque vários segmentos estão encerrando suas atividades", declarou o secretario de Estado de Saúde. As mudanças do plano devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28) e começam a valer a partir deste sábado (30). O detalhamento do Programa está disponível no site da SES-MG.

Texto: Antônio Anderson (com informações do site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)

Foto: Reprodução do site da SES-MG


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!