Saúde

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a menor desde novembro de 2020

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a menor desde novembro de 2020

Levantamento do Imperial College de Londres atualizado nesta terça-feira (13) mostrou uma queda de 0,88% na taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada em uma reportagem publicada pelo O Globo. De acordo com o relatório, o índice é o menor registrado no Brasil desde o dia 10 de novembro de 2020, quando estava em 0,68%. No relatório divulgado na semana passada, o Rt brasileiro estava em 0,91%.

O índice atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 88 pessoas. Quando fica abaixo de 1, a taxa de contágio indica tendência de estabilização. Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro pode variar de 0,77 a 0,96. A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do novo coronavírus no país. Especialistas destacam que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação da doença.

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país. O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 8.900 óbitos pela Covid-19 nesta semana, uma redução em relação à anterior, quando foram contabilizadas 9.736 mortes pela doença.

De acordo com a matéria de O Globo, dados do boletim do consórcio de veículos de imprensa mostram que a média de mortes pelo coronavírus está em queda no país. Nessa segunda-feira (12) a média móvel foi de 1.297 óbitos, uma redução de 19% em comparação com o cálculo de duas semanas atrás. A média móvel de diagnósticos positivos foi de 44.705, uma redução de 31% em comparação ao índice de 14 dias atrás, o que também demonstra uma tendência de queda.  Nos países da América do Sul, os índices estão abaixo de 1.

Os mais altos foram registrados no Chile (Rt 0,97) e Venezuela (Rt 0,93). Já as menores taxas de transmissão da Covid-19 foram identificadas na Espanha (Rt 0,49), Bélgica (Rt 0,58) e Romênia (Rt 0,59). Segundo o levantamento da universidade britânica, o mundo registrou, até essa segunda-feira, mais de 186 milhões de casos de Covid-19 e mais de 4 milhões de óbitos.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução da Internet

#imperialacollege #brasil #casos #covid19 #rt #taxadetransmissão #levantamento #retrocedendo #coronavírus #queda #casos

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!