Saúde

Testes feitos no Brasil pelo Instituto Butantan mostram que a vacina CoronaVac tem eficácia global de 50,38%

Testes feitos no Brasil pelo Instituto Butantan mostram que a vacina CoronaVac tem eficácia global de 50,38%

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (12), o Instituto Butantan informou que a vacina CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil para o combate à Covid-19. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.

Na semana passada, o instituto já havia anunciado que nos testes feitos no país o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, ou seja, a vacina protegeu contra mortes e complicações mais severas da doença. "Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial", afirmou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas durante o anúncio.

A taxa de eficácia de 78% apresentada pelo Instituto Butantan na última semana foi calculada considerando somente casos de Covid-19 com pontuação maior ou igual a três, comparando o grupo vacinado e o grupo que recebeu placebo, uma substância neutra. Já a eficácia divulgada nesta terça-feira inclui também pacientes com Covid-19 considerados independentes, isto é, que apresentam apenas sintomas leves, sem necessidade de intervenção médica.

“A gente tinha previsto que a vacina precisava ter uma eficácia menor em casos mais leves e uma eficácia maior em casos moderados e graves e nós conseguimos demonstrar esse efeito biológico esperado. Esta é uma vacina eficaz. Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado que é a diminuição da intensidade da doença clínica”, afirmou o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios.

A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo. Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, em 16 centros de pesquisa.

A eficácia de uma vacina contra Covid-19 é calculada com o auxílio de um protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica os casos da doença entre os voluntários dos testes. Essa tabela da OMS separa os voluntários em 10 níveis, sendo que o nível 0 corresponde a um paciente não infectado pela doença e o nível 10 equivale a um voluntário que morreu em decorrência do coronavírus.

Fonte: G1

Imagem: Conclusões do estudo clínico da CoronaVac - Divulgação/Instituto Butantan 

#coletivadeimprensa #institutobutantan #vacina #coronavac #eficáciaglobal #testes #combate #covid19 #oms


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!