Universidade americana faz estudo indicando que a exposição à dengue pode fornecer "algum nível de imunidade" contra Covid -19.
A agência de notícias Reuters publicou nesta segunda-feira (21) que um estudo realizado pela Duke University, dos Estados Unidos, indicou que a exposição à dengue pode fornecer "algum nível de imunidade" contra a Covid-19. Segundo a matéria, locais com taxas mais baixas de infecção por coronavírus e crescimento mais lento de casos foram os mesmo que sofreram surtos de dengue recentemente.
A equipe responsável pela pesquisa comparou a distribuição geográfica dos casos de Covid-19 com a disseminação da dengue em 2019 e 2020. O estudo havia mostrado que pessoas com anticorpos da dengue no sangue podem apresentar resultados falso positivo para anticorpos Covid-19. “Isso indica que há uma interação imunológica entre dois vírus que ninguém poderia esperar”, afirmou, em entrevista à Reuters, o professor Miguel Nicolelis, responsável pela pesquisa.
Essa poderia ser uma possível explicação para o fato da Covid-19 ter demorado mais para atingir um nível de alta transmissão nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que sofreram com alta incidência de dengue no ano passado e no início deste ano. Nicolelis contou que sua equipe se deparou com a descoberta por acidente, durante um estudo sobre a disseminação da Covid-19 pelo Brasil.
A equipe da Duke University identificou pontos sem casos no mapa e buscou explicações, cruzando dados sobre a disseminação da dengue. O professor lembrou, no entanto, que outros estudos são necessários para comprovar o possível vínculo.
Fonte: Reuters
Foto: Reprodução da Internet
#dukeuniversity #exposição #dengue #covid19 #disseminação #transmissão