Saúde

Zema anunciou o avanço da Onda Roxa para a Onda Vermelha da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Zema anunciou o avanço da Onda Roxa para a Onda Vermelha da Região Metropolitana de Belo Horizonte

O governador Romeu Zema anunciou na manhã desta quinta-feira (15), em entrevista coletiva concedida na Cidade Administrativa, o avanço da Onda Roxa para a Onda Vermelha da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da maioria das outras macrorregiões de saúde. De acordo com o chefe do Executivo a decisão acontece após bons resultados do período de maior clausura em todo estado.

"Graças ao esforço da Onda Roxa obtivemos melhorias de indicadores. De acordo com isso, com decisões técnicas da Secretaria da Saúde, estamos com várias regiões avançando da Onda Roxa para a Onda Vermelha, dentre elas a Região Metropolitana de Belo Horizonte e também a cidade de Curvelo, a microrregião de Manhuaçu e também o total da região Triângulo Norte e Sul, partes que ainda não estavam incluídas. As macro Jequitinhonha, idem, também, a macro Norte, lembrando que apenas parte dela estava, Sudeste e Sul. Então, o estado, provavelmente em termos de área, 60%, 70% dele está agora já na Onda Vermelha", ressaltou Romeu Zema.


O governador também lembrou a importância de as pessoas continuarem se cuidando. Segundo o governador, a Onda Roxa foi um "extremo" e as prefeituras que agora estão na Onda Vermelha não devem comemorar esse avanço. "Estamos longe de termos conforto, isso tem de ficar muito claro. Ainda temos um sistema hospitalar que opera com uma carga pesada, os profissionais de saúde estão cansados. As vagas são poucas, então nós temos de lembrar que precisamos continuar tomando todos os cuidados", afirmou o governador.

Romeu Zema destacou que é preciso ter muita cautela. "Essas regiões que estão migrando para a Onda Vermelha devem estar pensando em como adotar medidas para que elas não precisem retornar para a Onda Roxa. Não estamos falando de situação confortável, estamos falando de situação que ainda demanda todos os cuidados necessários", afirmou o chefe do poder executivo estadual.

As cidades da Onda Vermelha poderão reabrir as atividades consideradas não essenciais, desde que cumpram regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Essa medida, contudo, é opcional a cada município, que pode gerir a retomada comercial à sua maneira. Algumas microrregiões contidas nas macro Noroeste, Norte, Sul já estavam na onda vermelha, mas as macro, como um todo, ainda não.

Texto: Antônio Anderson (com informações da Agência Minas)

Foto: Achei Pará de Minas

#ondaroxa #ondavermelha #macrorregião #governador #romeuzema #regiãometropolitanadebelohorizonte

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!