Achei Pará de Minas MG

Notícia interna

Banner
Banner
Banner
Banner
Cidade Interessa

Natal da Mineiridade 2025 traz inovações tecnológicas e promove primeira ceia solidária no Palácio da Liberdade

Natal da Mineiridade 2025 traz inovações tecnológicas e promove primeira ceia solidária no Palácio da Liberdade

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), lança mais uma edição do Natal da Mineiridade, celebração que une fé, arte, tradição e hospitalidade. Em 2025, o projeto amplia seu alcance, com mais de 500 municípios participantes e cerca de 900 atrações cadastradas no portal Minas Gerais.

A iluminação da Praça da Liberdade será inaugurada em 17 de novembro, às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina, marcando o início da programação, que seguirá até 6 de janeiro, com cantatas, presépios, feiras e espetáculos em diversas cidades mineiras.

“O Natal da Mineiridade movimenta a economia criativa e consolida Minas como um dos principais destinos de fim de ano do país”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.

Fé, arte e tecnologia em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o Natal da Liberdade – “Luz e Mineiridade”, com patrocínio da Vale e apoio de Itaú, O Boticário, Itambé, Cemig e CDL/BH, transformará a Praça da Liberdade em um grande espetáculo tecnológico. O tema “A Liberdade e as Artes” trará projeções mapeadas, drones, lasers e 170 esculturas de Zé do Arame, além da chegada do Papai Noel em um trenó de drones.

O Palácio da Liberdade será decorado como a Casa do Papai Noel, com ambientes temáticos e espaço para apresentações de corais e artistas mineiros.

“O Natal da Mineiridade é uma exposição urbana que conecta luz, arte e espiritualidade mineira”, destacou o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis.

Ceia solidária e ações sociais

Pela primeira vez, o evento inclui uma ceia solidária no Palácio da Liberdade, em 24 de dezembro, promovida pelo Servas e pela Gasmig. A confraternização reunirá 2 mil pessoas em vulnerabilidade social, entre crianças e idosos, com distribuição de presentes.

“O Natal é tempo de partilha e acolhimento. Todos têm lugar à mesa da fraternidade”, afirmou a presidente do Servas, Christiana Renault.

Vila Mineiridade e valorização da cultura local

Na Praça José Mendes Júnior, entre 19 de novembro e 6 de janeiro, funcionará a Vila Mineiridade, com 30 expositores e destaque para a culinária típica. O Salão das Artes, no CCBB BH, sob curadoria de Mary Arantes, reunirá 80 expositores de arte, design e artesanato entre 11 e 21 de dezembro.

O espaço conta com patrocínio da Copasa, Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH e CCBB.

Cultura, turismo e desenvolvimento

O evento é considerado um importante impulsionador da economia criativa. Em 2024, movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em Belo Horizonte, segundo a CDL/BH, e a expectativa é superar esse valor em 2025 com o aumento do turismo e da ocupação hoteleira.

No interior, o Natal se espalha com o Natal Barroco de São João del-Rei, o Natal Histórico de Ouro Preto, as festas de Tiradentes, a iluminação de Barbacena, o charme de Monte Verde e o Natal dos Lagos de Capitólio.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) mantém o Concurso Nacional de Presépios, com inscrições abertas até 2 de dezembro.

Todas as informações, programações e dicas de viagem estarão disponíveis no portal Minas Gerais, com atualizações diárias durante o período do evento.

Fonte: Agência Minas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!