Achei Pará de Minas MG

Notícia interna

Banner
Banner
Banner
Banner
Cidade Educação

Proibição do uso de celular em sala melhora atenção dos alunos

Proibição do uso de celular em sala melhora atenção dos alunos

Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmaram que passaram a prestar mais atenção nas aulas após a restrição ao uso de celulares em sala. O impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 88% dos alunos relatando mais foco. No Ensino Médio, 70% também notaram melhora.

A pesquisa foi feita pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, ligado ao Lemann Center da Universidade Stanford. O estudo envolveu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores escolares de todo o país.

Entre os gestores, 77% relataram redução do bullying virtual. Entre os professores, esse índice foi de 65%. No entanto, apenas 41% dos alunos notaram essa mudança, o que indica possíveis casos não relatados ou não percebidos.

Apesar dos avanços, 44% dos estudantes disseram sentir mais tédio nos intervalos. O índice sobe para 47% entre alunos do Ensino Fundamental e para 46% no período da manhã. Já 49% dos professores relataram aumento de ansiedade nos alunos após a proibição do uso do celular.

Regionalmente, o Nordeste teve os melhores resultados, com 87% de avanço no comportamento dos alunos. Centro-Oeste e Sudeste apresentaram os menores índices de melhora, com 82%.

Especialistas reforçam que, embora a proibição tenha efeitos positivos no aprendizado e na atenção, é necessário desenvolver novas formas de interação e ensino que considerem a idade e a realidade de cada escola.

A lei que proíbe o uso de celulares por alunos nas escolas foi sancionada em janeiro de 2025, após aprovação no Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!