Proibição do uso de celular em sala melhora atenção dos alunos
Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmaram que passaram a prestar mais atenção nas aulas após a restrição ao uso de celulares em sala. O impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 88% dos alunos relatando mais foco. No Ensino Médio, 70% também notaram melhora.
A pesquisa foi feita pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, ligado ao Lemann Center da Universidade Stanford. O estudo envolveu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores escolares de todo o país.
Entre os gestores, 77% relataram redução do bullying virtual. Entre os professores, esse índice foi de 65%. No entanto, apenas 41% dos alunos notaram essa mudança, o que indica possíveis casos não relatados ou não percebidos.
Apesar dos avanços, 44% dos estudantes disseram sentir mais tédio nos intervalos. O índice sobe para 47% entre alunos do Ensino Fundamental e para 46% no período da manhã. Já 49% dos professores relataram aumento de ansiedade nos alunos após a proibição do uso do celular.
Regionalmente, o Nordeste teve os melhores resultados, com 87% de avanço no comportamento dos alunos. Centro-Oeste e Sudeste apresentaram os menores índices de melhora, com 82%.
Especialistas reforçam que, embora a proibição tenha efeitos positivos no aprendizado e na atenção, é necessário desenvolver novas formas de interação e ensino que considerem a idade e a realidade de cada escola.
A lei que proíbe o uso de celulares por alunos nas escolas foi sancionada em janeiro de 2025, após aprovação no Congresso Nacional.
Fonte: Agência Brasil