Achei Pará de Minas MG

home

Banner
Banner
Banner
Banner
Interessa

Denúncias formais sobre violência racial aumentaram em Minas Gerais

Denúncias formais sobre violência racial aumentaram em Minas Gerais

Matéria publicada nesta segunda-feira (7) pelo portal O Tempo mostrou um aumento do número de vítimas que decidiram levar adiante casos de racimo e injúria racial em Minas Gerais. De acordo com a reportagem, entre 2020 e 2021 foram registrados no estado 710 boletins de ocorrência de injúria, tendo como causa presumida o racismo.

A alta nos registros foi de 8% entre um ano e outro, de 340 para 370. A reportagem de O Tempo destacou que no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é crescente a quantidade de crimes julgados na primeira instância e que fazem referência a assuntos como cor, preconceito, injúria ou raça. Enquanto em 2020 foram proferidas 7.100 sentenças a esse respeito, no ano passado foram tomadas 9.005 decisões, 26% a mais.

A reportagem destaca ainda que os casos recorrentes de racismo e violência contra o povo negro motivaram o advogado Carlos Augusto Santos, 32, de Belo Horizonte, a criar a Organização Não Governamental (ONG) Respire – Advocacia Antirracista. A ideia é facilitar o caminho da reparação e incentivar a denúncia de episódios de discriminação.

A Ong conta com 16 advogados que atuam em todo o Brasil. Os profissionais atendem de forma gratuita quem deseja denunciar casos de racismo em Minas Gerais, na Bahia, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os interessados em procurar pelo atendimento podem acessar as redes sociais do projeto no Instagram (@respire.advocacia) e no Twitter (@projetorespire).

Fonte: com informações do portal O Tempo

Foto: Reprodução

#racismo #vítimas #levaradiante #injúriaracial #minasgerais #casos #boletinsdeocorrência #tjmg #respireadvocaciaantirracista #descriminação #ong #instagram #twitter

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!