Política

Feriado de 7 de setembro está sendo marcado por manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro

Feriado de 7 de setembro está sendo marcado por manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro

O feriado de 7 de setembro no Brasil está sendo marcado por protestos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com matéria publicada pelo G1 nesta terça-feira, os atos acontecem em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e dentro de um contexto de queda de popularidade e acentuação da crise econômica. Bolsonaro acirrou as tensões ao convocar os atos pró-governo com ameaças aos ministros do Supremo e ao Congresso.

Na última sexta-feira (3), sem citar nomes, Bolsonaro disse que a manifestação pró-governo seria um "ultimato" a duas pessoas que estão "usando da força do poder" contra ele. Em Brasília, a avaliação é de que ele se referia aos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Os atos pró-governo apoiam pautas que pedem a destituição dos ministros do STF. No Rio de Janeiro, uma faixa pedia: “Presidente, coloque todos esses vagabundos na cadeia, começando pelo STF!” .

Outra solicitava a "CPI da Toga". Em São Paulo, cartazes "exigem a saída dos juízes da Suprema Corte" e pedem a intervenção das Forças Armadas. Em Brasília, apoiadores do presidente furaram um bloqueio da Polícia Militar na noite dessa segunda-feira (6) e invadiram a Esplanada dos Ministérios. Policiais impediam a passagem para que o grupo não chegasse à Praça dos Três Poderes, onde fica a sede do STF, alvo de ameaças dos manifestantes.

No campo contrário, manifestantes protestam contra o governo Bolsonaro e a escalada da crise institucional e econômica. Diante de quase 600 mil mortos na pandemia do coronavírus, aumento de preços, do desemprego e da fome, os atos pedem a saída do presidente.

Fonte: G1

Foto: Reprodução da Internet

#manifestações #protestoscontra #protestosafavor #governo #jairbolsonaro  #stf #juízes #quedadepopularidade #criseeconômica #tensões #ultimato #coronavírus #economia #crise

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!