Política

Primeira reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas é marcada por manifestações da população e formação das comissões permanentes

Primeira reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas é marcada por manifestações da população e formação das comissões permanentes

A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada nesta segunda-feira (24) foi marcada pela manifestação de populares que foram protestar contra o reajuste salarial dos vereadores e as declarações de alguns parlamentares da Casa sobre o benefício.

Com direito a um churrasco na porta da Câmara Municipal em protesto às falas de um vereador que disse ajudar os pobres com a doação de toucinho, os manifestantes interromperam a reunião por diversas vezes e o presidente Nilton Reis Lopes chegou a paralisar a sessão.

“O povo tem mesmo que participar, mas é preciso que haja respeito e esta manifestação não foi pacífica”, afirmou Nilton Reis Lopes, que chegou a chamar a Polícia Militar com a intenção de garantir a segurança dos vereadores.

“A minha preocupação naquela hora foi com a integridade física dos meus pares. O nosso plenário é de costas para quem vem assistir à sessão, só tínhamos dois seguranças e fiquei preocupado de algum vereador correr risco”, declarou o presidente da Câmara Municipal.

Uma das representantes da manifestação foi Sueli de Freitas Mourão, que lamentou a atitude do presidente da Câmara de interromper a sessão e não dar voz para os protestantes. “Fomos nós cidadãos que os elegemos. Se eles estão no cargo deveriam agradecer ao povo.  A política em Pará de Minas precisa mudar e nós estamos aqui para nos manifestarmos e buscarmos esta mudança”, ressaltou Sueli.

Em conversa com a vereadora Márcia Marzagão, os manifestantes chegaram a fazer um pedido para que um deles pudesse falar na tribuna, mas não tiveram seu requerimento atendido por causa do regulamento interno da Câmara Municipal, que determina a inscrição com antecedência.

“Não tem problema. Eles não deixaram a gente falar hoje, mas estaremos aqui na próxima semana para novos protestos”, afirmou Sueli. Além da manifestação popular, a primeira reunião ordinária da Câmara foi marcada pela formação das comissões permanentes.

A Comissão de Legislação e Justiça vai ter como membros efetivos Dilhermando Filho, Márcio Lara e Luiz Lima. A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente será formada pelos membros efetivos Leandro Vieira, Roni Barbosa e Gladstone Correa Dias.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas terá como membros efetivos Marcílio Magela, Renato Almeida e Irene Melo Franco. Já a Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai ter Sérgio Martins Vargas, Marcílio Magela e Renato Almeida como membros efetivos.

Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte foram escolhidos como membros efetivos Irene Melo Franco, Luiz Lima e Gladstone Correa Dias. Na Comissão de Agropecuária, Comércio, Indústrias e Turismo os membros efetivos são Ricardo Rocha, Hélio Andrade de Melo Júnior e Dilhermando Rodrigues Filho. A Comissão de Saúde terá os vereadores Carlos Roberto Lázaro, Márcio Lara e Cléber Gonçalves como membros efetivos.

Texto: Antônio Anderson

Fotos: Achei Pará de Minas

#câmaramunicipal #reuniãoordinária #manifestação #população #churrasco #comissões 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!